Our Recent Posts

Tags

Recolhimento de baterias inservíveis (sucatas)

As principais vias de absorção do chumbo são o trato respiratório e o digestivo. Do ponto de vista ocupacional, a principal via de penetração deste agente químico no organismo é a respiratória. Embora não se tenham estudos mais consistentes, estimase que do chumbo

inalado na forma de aerodispersóides, cerca de 30 a 40% atravessam a barreira alvéolo-capilar e alcançam a corrente sangüínea.


0 chumbo afeta praticamente todos os sistemas do corpo humano. Provavelmente o efeito nocivo mais importante seja o decréscimo na capacidade de aprendizado e desenvolvimento neurológico em crianças, a concentrações, no sangue, superiores a 15,Oug Pb/dL.


Dados mais recentes indicam que podem ocorrer efeitos adversos decorrentes da exposição ao chumbo, em crianças que apresentam níveis de chumbo no sangue abaixo de 10ug Pb/dL., níveis antes considerados seguros.


0 Saturnismo, doença causada pela exposição crônica ao chumbo, apresenta os seguintes

sintomas:- alterações da conduta, cólica, paralisia facial, anemia leve, inibição da função renal, arteriosclerose, hemólise, constipação, convulsões, adormecimento das extremidades,

hipertensão, cãibras, degeneração de nervos e músculos, atrofia óptica, encefalopatia, esterilidade em ambos os sexos, abortos, mal formações, dores de cabeça, visão confusa e afasia.


Em casos de intoxicação aguda, por exposição a concentrações muito elevadas de chumbo (caracterizada por concentrações entre 30,0 e 90,0 ug Pb/dL de sangue), os efeitos incluem gastroenterite aguda, irritação da faringe, dor no

epigastro, vômito, diarréia e choque. Em casos muito extremos (intoxicação grave) pode ocorrer até a morte.


Estudos realizados em eqüinos de uma propriedade próxima a uma recuperadora de chumbo e que se alimentavam de pastagens atingidas por águas residuárias contaminadas com solução eletrolitica, registraram os seguintes sintomas entre a percepção inicial do problema e a morte de 5 (cinco) a cada 9 ( nove) dos animais estudados:- anorexia, emagrecimento acentuado, perda de acuidade visual, dificuldade locomotora, até prostração em decúbito lateral. Nas necrópsias efetuadas constataram-se alterações do pulmão, fígado, estômago e intestino.