Zinabre em Bateria de Carro

May 1, 2018

O nome pode parecer estranho, mas você, com certeza, já deve ter visto por aí ou mesmo ter tido problema com ele.

 

Conhecido também como azinhavre, o zinabre nada mais é do que a camada (crosta) de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão.

 

O cobre a as ligas metálicas que contêm cobre, como o latão ou o bronze, quando expostas ao ar úmido contendo gás carbônico, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada.

 

No caso da bateria, principalmente no inverno, o zinabre resulta da reação química de três elementos: o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar e o metal do pólo ou do conector.

 

A reação química que forma o zinabre ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.

 

Depois que o zinabre se forma ele impede a passagem da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, promovendo falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento de sistemas eletrônicos e problemas na hora da partida.

 

O zinabre pode ainda se espalhar por outros componentes do motor e até corroer a tinta da lataria. Contudo, é essencial que a oxidação seja limpa o quanto antes.

 

Utilizar graxa, vaselina, entre outros produtos para limpar, não adiantará em nada, pois o problema está no contato da selagem e a torre de chumbo.

 

Para retirar o zinabre em casa, um simples banho de água quente já é o suficiente para remover o material impregnado no pólo da bateria. Porém, tome bastante cuidado para não jogar a água em outros componentes elétricos, concentre-se apenas no zinabre.

 

Existe no mercado um feltro embebido com um agente químico, à base de petróleo, que ajuda a conter o vazamento. É uma solução preventiva, mas que não consegue evitar erros humanos como retirar a bateria de forma bruta e/ou errônea.

 

Por isso, fique atento! Não provoque a perda da sua bateria. Procure sempre um estabelecimento com profissionais capacitados para que os mesmos possam resolver o seu problema.

 

Fique ligado! Verifique sempre a sua bateria!

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Prejuízo ao Fazer uma Chupeta

May 1, 2018

Recolhimento de baterias inservíveis (sucatas)

May 1, 2018

Zinabre em Bateria de Carro

May 1, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

  • Facebook ícone social

Baterias Calado

Rua Jacuí, 1747 - Renascença

Belo Horizonte / MG

31.110-050

Tel: (31) 3442-0513

       (31) 3421-0900

CNPJ: 66.316.241/0001-52

Entrega Estimada BH: 50 minutos

Baterias Calado

©2018 by Karen Calado